Anticorpos Anti-Tireoglobulina
COD: EMB4269
# Descrição do produto
O que é Anticorpos Anti-Tireoglobulina?
A antitireoglobulina é um anticorpo autoimune, ou seja, que ataca células do próprio corpo. Nesse caso específico, ela ataca as células da tireoide, podendo acontecer a liberação dos hormônios tireoidianos ou a redução da sua produção. Ele está presente tanto no hipertireoidismo quanto no hipotireoidismo, sendo mais comum nesse último.
Como me preparar para o exame?
Para esse exame, não é necessário nenhum preparo especial.
Como esse exame é feito?
Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado, para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises. Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha, porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo, que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.
Por que fazer esse exame?
Esse exame é feito como parte da investigação das doenças da tireoide. Elas são mais comuns em mulheres. No hipertireoidismo, a tireoide está funcionando muito. Isso pode causar agitação, insônia, dificuldade de concentração, sensação de calor, perda de peso, palpitações, olhos saltados para fora e o bócio, que é um aumento da região do pescoço onde fica a tireóide. No hipotireoidismo, a tireoide está funcionando pouco. Isso pode causar cansaço, sensação de frio, ganho de peso, pele fria, queda de cabelo, prisão de ventre, inchaço no rosto e nas pernas e o bócio.
Quais são os possíveis resultados?
Resultados menores que 4,11 IU/mL estão dentro da faixa normal. Valores acima de 4,11 IU/mL são altos e devem ser interpretados junto com a dosagem de hormônios da tireoide, além dos sintomas. É necessário o acompanhamento médico.