Uréia
COD: JUM5358
A ureia é produzida no fígado a partir das proteínas. Os rins filtram a ureia do sangue e eliminam na urina. Sua dosagem é indicada para avaliar o funcionamento dos rins. Quando os rins não funcionam bem, ela não é eliminada e se acumula no sangue.
# Descrição do produto
O que é Uréia?
A ureia é produzida no fígado a partir das proteínas. Os rins filtram a ureia do sangue e eliminam na urina. Sua dosagem é indicada para avaliar o funcionamento dos rins. Quando os rins não funcionam bem, ela não é eliminada e se acumula no sangue.
Junto com a creatinina, a dosagem de ureia pode ajudar a esclarecer sintomas como inchaço em torno dos olhos e pernas, urina com espuma ou sangue, fadiga intensa e diminuição do volume da urina, que são frequentes em pessoas com doença dos rins.
Existem alguns fatores que podem alterar a quantidade de creatinina sem que haja uma doença, como a desidratação, alimentação com muita proteína e uso de corticoide.
Como esse exame é feito?
Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado, para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises. Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha, porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo, que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.
Por que fazer esse exame?
As doenças dos rins, muito comuns em pessoas com diabetes ou com pressão alta, podem não causar sintomas no começo. Isso faz com que ela demore a ser descoberta, atrasando o início do tratamento. Quanto mais cedo se começa a tratar, mais se consegue evitar a progressão da doença. Portanto, pessoas com diabetes ou pressão alta devem fazer a dosagem de ureia com regularidade. Pacientes que já têm doença renal conhecida devem fazer esse exame periodicamente para acompanhar a evolução da doença, avaliando se o tratamento está funcionando. Idosos e pessoas com história familiar de doença renal também devem fazer a dosagem de ureia, pois apresentam maior risco.
Quais são os resultados possíveis?
Os valores normais de uréia para adultos podem ser vistos na tabela abaixo. Resultados altos podem indicar um problema dos rins e devem ser acompanhados por um médico.
Idade | Homem | Mulher |
Entre 20 e 50 anos | Até 44 mg/dL | Até 40 mg/dL |
Maior que 50 anos | Até 55 mg/dL | Até 43 mg/dL |