Androstenediona
COD: YUX6419
# Descrição do produto
O que é Androstenediona?
A androstenediona é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais sob controle parcial do ACTH. Também pode ser produzido pelos ovários e testículos. Apesar de ser considerado um hormônio masculino (androgênico), está presente no sangue de ambos os gêneros. Seus níveis podem variar durante o dia ou de acordo com o ciclo menstrual da mulher, podendo ser solicitado juntamente com ou após a realização de outros testes hormonais.
Como me preparar para o exame?
Não há orientações para a realização do exame.
Como esse exame é feito?
Para a realização deste exame, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames. A coleta pode ser realizada em uma de nossas unidades ou no local que você escolher, por meio de agendamento na Central de Relacionamento.
– Antes da punção da veia, a área escolhida é limpa com algodão embebido em álcool;
– Acima do local limpo, o braço é garroteado para pressionar a circulação e deixar a veia mais evidente;
– A seguir, uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado.
O processo é simples e breve, mas pode causar desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha. O local da punção poderá ficar ligeiramente roxo, voltando a cor normal em poucos dias. Os técnicos de coleta estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Se o desconforto for intenso, procure orientação em nossas unidades.
Por que fazer esse exame?
A medição dos níveis de androstenediona é indicada para avaliar o funcionamento das glândulas adrenais, dos ovários e dos testículos, além de acompanhar a produção dos hormônios relacionados ao desenvolvimento de características masculinas. O exame também é recomendado na suspeita de produção excessiva desse hormônio em mulheres numa situação conhecida como hirsutismo ou hiperandrogenismo (ovários policísticos, hiperplasia adrenal e tumores virilizantes).
Fatores como tumores adrenais, tumores produtores de hormônio adrenocorticotrófico, hiperplasia adrenal e síndrome dos ovários policísticos podem levar a uma produção excessiva do hormônio.
Quais são os possíveis resultados?
Resultados | Gênero | Valores de referência |
Feminino | 0,30 ng/mL a 3,70 ng/mL | |
Masculino | 0,60 ng/mL a 3,70 ng/mL |