HBsAG - HEPATITE B
COD: TIJ6026
# Descrição do produto
O que é Hepatite B HBsAG / Antígeno Austrália?
O antígeno de superfície da Hepatite B (HBsAg) é uma proteína presente no vírus causador da doença. A sua presença no sangue pode vir antes dos sintomas e alterações de exames do fígado. A presença do HBsAg indica que existe vírus circulando no sangue, mas não diferencia uma infecção recente de uma crônica.
Como me preparar para o exame?
Para esse exame, não é preciso nenhum preparo especial anterior.
Como esse exame é feito?
Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado, para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises. Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha, porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo, que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.
Por que fazer esse exame?
A Hepatite é uma inflamação do fígado causada principalmente por vírus, como o vírus da hepatite B. Ela é transmitida por relação sexual, sangue ou agulhas contaminadas, ou da mãe para o bebê durante o parto. Seu médico pode solicitar esse exame se suspeitar que a Hepatite B seja a causa de um problema no fígado, por exemplo. Além disso, a Hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, e deve ser pesquisada em pessoas com hábitos de risco como o sexo desprotegido.
Quais são os possíveis resultados?
Os resultados possíveis são reagente (positivo) e não reagente (negativo). O resultado não-reagente é normal e indica que não há vírus da hepatite B em circulação. Porém, o HBsAg pode demorar de uma a doze semanas para dar positivo depois que a pessoa entra em contato com o vírus. Por isso, deve-se repetir o exame em 30 dias caso haja suspeita de infecção e o primeiro resultado seja negativo. O resultado reagente indica que existe vírus circulando no sangue. Para a confirmação de infecção ativa pelo vírus da Hepatite B, é obrigatório dosar anti-Hbc Total. Não é possível diferenciar uma infecção recente de uma infecção crônica somente com o HBsAg, são necessários outros exames e acompanhamento médico. É importante tomar medidas para evitar o contágio de outras pessoas, como a prática do sexo seguro. A vacina contra a hepatite B faz parte do calendário de vacinação da criança, e está disponível nas salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS) para as situações previstas em: http://www.aids.gov.br/pagina/vacina-hepatites.