CA - 125
COD: PJE4598
# Descrição do produto
O que é CA – 125?
O antígeno de câncer 125 (CA-125) é uma proteína produzida por células de tumores. Níveis elevados de CA-125 no sangue ocorrem principalmente no câncer de ovário. Esse marcador também pode estar aumentado no câncer de endométrio, cérvice ou trompas.
Como me preparar para o exame?
Para esse exame, não é preciso nenhum preparo especial anterior.
Como esse exame é feito?
Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado, para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises. Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha, porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo, que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.
Por que fazer esse exame?
O seu médico pode solicitar esse exame na suspeita de um tumor de ovário, ou em outras doenças ginecológicas como a endometriose. Outros exames são necessários para confirmar o diagnóstico de câncer. Pode ser recomendado que mulheres com história de câncer de ovário na família façam esse exame regularmente, pois têm um risco aumentado para essa doença. Em pessoas que já tem câncer conhecido, o CA-125 pode ser usado para acompanhar o tratamento.
Quais são os possíveis resultados?
Resultados até 35.00 U/mL são considerados normais. Resultados acima de 35.00 U/mL são considerados altos e devem ter acompanhamento médico. Isso não necessariamente significa que haja câncer. Outras causas de aumento são: gravidez, menstruação, endometriose, doença inflamatória pélvica e fibrose uterina.