CA 19-9
COD: RAL6667
# Descrição do produto
O que é CA 19-9?
O antígeno de câncer 19-9 (CA 19-9) é uma proteína produzida por células de tumores. É utilizado para a detecção do câncer de pâncreas e outros tipos, como colorretal, pulmão e vesícula biliar. Outras condições não-cancerígenas também podem estar relacionadas, incluindo pacreatite, fibrose cística e doenças do fígado.
Como esse exame é feito?
Para a realização deste exame, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames. A coleta pode ser realizada em uma de nossas unidades ou no local que você escolher, por meio de agendamento na Central de Relacionamento.
– Antes da punção da veia, a área escolhida é limpa com algodão embebido em álcool;
– Acima do local limpo, o braço é garroteado para pressionar a circulação e deixar a veia mais evidente;
– A seguir, uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado.
O processo é simples e breve, mas pode causar desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha. O local da punção poderá ficar ligeiramente roxo, voltando a cor normal em poucos dias. Os técnicos de coleta estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Se o desconforto for intenso, procure orientação em nossas unidades.
Por que fazer esse exame?
A dosagem dos níveis de CA 19-9 é indicada para rastrear o câncer de pâncreas, contribuindo para o monitoramento do progresso da doença e da eficácia do tratamento, além de investigar a sua recorrência. O exame pode ser solicitado em intervalos regulares pelo médico.
Quais são os possíveis resultados?
Resultados até 37.00 U/mL são considerados normais. Resultados acima de 37.00 U/mL são considerados altos e devem ter acompanhamento médico. Isso não necessariamente significa que haja câncer. Outras causas de aumento são: cirrose hepática, pancreatite, doenças da vesícula, doença inflamatória intestinal e doenças autoimunes.