🔍 CONFIRA O RESULTADO DO SEU EXAME

Calprotectina

COD: KNQ8130

R$ 160,00
Loading...

A calprotectina é uma proteína liberada pelas células de defesa do intestino em resposta a inflamações ou infecções locais. O processo inflamatório provoca o aumento da quantidade desta substância nas fezes

# Descrição do produto

O que é Calprotectina?


Este exame mede a quantidade de calprotectina nas fezes. A calprotectina é uma proteína liberada pelas células de defesa do intestino em resposta a inflamações ou infecções locais. O processo inflamatório provoca o aumento da quantidade desta substância nas fezes. Diferente da colonoscopia, não é um exame invasivo e fornece informação importante para o acompanhamento clínico das pessoas com inflamação intestinal.


Como me preparar para o exame?


Comparecer em uma das nossas unidades para retirada de frasco e orientações. Informar sobre o uso de anti-inflamatórios ou antibióticos na abertura da ficha. Amostras contaminadas com urina não servem para o exame. Caso tenha feito colonoscopia ou exame de raio X com contraste, deverá aguardar pelo menos dois dias para colher a amostra. O exame não deve ser feito durante o período menstrual das mulheres.


Como esse exame é feito?


O exame é feito com amostra de fezes recentes. Colher o material no frasco retirado no laboratório, de acordo com as instruções.


Por que fazer esse exame?


A diarreia crônica, dor e distensão abdominal são sintomas frequentes e comuns à doença inflamatória do intestino e a uma situação clínica mais simples, chamada de intestino irritável. As informações clínicas nem sempre conseguem diferenciar estas situações. A calprotectina fecal é o exame não invasivo mais útil nesta diferenciação. Serve também para acompanhar o tratamento da doença inflamatória, pois diminui quando a doença está sob controle.


Quais são os possíveis resultados?


Valores inferiores a 50 mg/kg fezes são considerados normais. Valores superiores a 200 mg/kg fezes sugere doença inflamatória intestinal em atividade. Valores entre 50 e 200 mg/kg fezes não são conclusivos indicando continuidade da investigação.

Powered by E-Com Plus