PSA Total
COD: SZG9483
O PSA é produzido pela próstata. Ele pode estar aumentado em diversas condições que afetam a próstata incluindo câncer. No sangue, o PSA pode circular sozinho ou ligado a proteínas
# Descrição do produto
O que é PSA Total?
O PSA é produzido pela próstata. Ele pode estar aumentado em diversas condições que afetam a próstata incluindo câncer. No sangue, o PSA pode circular sozinho ou ligado a proteínas. A relação PSA livre/PSA total calcula quanto circula sozinho em comparação com o total do PSA no sangue.
Como me preparar para o exame?
Para a coleta é necessário as seguintes condições:
- Não ter ejaculado nas últimas 48 horas (atividade sexual);
- Não ter feito exercícios em bicicleta, andando de motocicleta ou praticado equitação nas últimas 48 horas.
- Não ter realizado exame de toque retal, utilizado supositórios ou realizado sondagem uretral nos últimos três dias.
- Não ter realizado ultrassom transretal nos últimos sete dias.
- Não ter realizado retossigmoidoscopia ou colonoscopia nos últimos 15 dias;
- Não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;
- Não ter realizado biópsia de próstata nos últimos 30 dias;
Obs: Pacientes sem próstata (realizou prostatectomia total) não tem necessidade de preparo prévio.
Como esse exame é feito?
Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do lacal limpo o braço será garroteado, para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encminhada ao laboratório para a realização das análises. Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, com a dor no momento da introdução da agulha, porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquerr dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo, que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.
Por que fazer esse exame?
Esse exame é importante em pacientes que tem PSA Total maior que 4,0 ng/mL pois ajuda o médico a diferenciar condições benignas e malignas da próstata.
Quais são os possíveis resultados?
Resultados menores que 10% indicam maior chance de ser uma condição maligna. Valores entre 11 e 19% indicam chance de ser uma condição maligna. Resultados maiores que 20% indicam maior chance de ser uma condição benigna. A análise completa dos valores de PSA deve ser feita por um médico.