T4 Total
COD: MRT2625
# Descrição do produto
O que é T4 Total?
O T4 é um hormônio produzido pela tireóide sob o estímulo de TSH. No sangue, ele pode circular livre ou ligado a algumas proteínas. A dosagem de T4 total reflete a soma dessas duas formas. Sua função é aumentar o metabolismo do corpo, aumentando o consumo de oxigênio, a produção de calor, a frequência cardíaca e a velocidade de raciocínio.
Como me preparar para o exame?
Para esse exame, não é necessário nenhum preparo especial. Informe no momento da coleta os medicamentos de que você faz uso, pois alguns remédios podem interferir no resultado do exame.
Como esse exame é feito?
Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado, para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises. Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha, porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo, que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.
Por que fazer esse exame?
Esse exame faz parte da investigação de doenças da tireóide. Essas doenças são mais frequentes em mulheres e podem evoluir de forma silenciosa, sem sintomas aparentes, sendo detectadas apenas pelas avaliações laboratoriais de TSH e T4.
Quais são os possíveis resultados?
Valores entre 4.87 e 11.72 ug/dL são considerados normais. Resultados menores que 4.87 ug/dL são baixos, sendo a principal causa o hipotireoidismo, quando a tireoide está funcionando pouco. Além disso, desnutrição, uso de medicamentos como androgênios ou corticóides, e doenças dos rins e do fígado também podem levar a um T4 total baixo. Valores maiores que 11.72 ug/dL são altos e sua principal causa é o hipertireoidismo, quando a tireoide está funcionando muito. Além disso, na gravidez, no uso de medicamentos com estrogênio e em doenças do fígado o T4 total pode estar alto. Resultados alterados devem ser acompanhados por um médico.