PCR – Proteína C Reativa, Ultrassensível
COD: SAP8635
# Descrição do produto
O que é PCR – Proteína C Reativa, Ultrassensível?
A proteína C-reativa (PCR) é produzida pelo fígado quando há alguma inflamação no corpo. A inflamação pode ser causada por infecções, trauma, doenças autoimunes, câncer ou outras condições, aumentando rapidamente a PCR. Além disso, PCR aumentada repetidamente pode indicar um risco maior de doenças cardiovasculares. Estudos recentes mostram que essas doenças estão associadas a uma inflamação moderada mantida, que acaba danificando os vasos sanguíneos do coração e do resto do corpo. Por isso, a PCR pode ajudar a determinar o risco de complicações como infarto, por exemplo.
Como me preparar para o exame?
Para esse exame, não é preciso nenhum preparo especial anterior.
Como esse exame é feito?
Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado, para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises. Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha, porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo, que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.
Por que fazer esse exame?
Esse exame reflete o estado inflamatório do corpo. Você pode fazer esse exame de maneira rotineira, como um check up para avaliar o risco de doenças cardiovasculares. Por outro lado, o seu médico pode solicitar esse exame se suspeitar de outras causas de inflamação como infecções, trauma, doenças autoimunes ou câncer. Também é possível acompanhar o processo de cura por meio do valor de PCR, que diminui conforme a doença se resolve. Como a PCR aumenta no sangue por muitas causas, podem ser necessários outros exames para determinar melhor onde está a doença.
Quais são os possíveis resultados?
Resultados menores que 1 mg/mL são considerados normais. Para doença cardiovascular, resultados entre 1 e 3 mg/mL marcam risco intermediário, enquanto níveis entre 3 e 5 mg/mL indicam um risco aumentado. Para estados inflamatórios, níveis entre 1 e 5 indicam inflamação leve, e níveis maiores do que 5mg/mL indicam inflamação significativa. Níveis maiores do que 20 mg/mL estão associados a processos mais extensos e graves. É indicado procurar um médico caso os níveis de PCR se encontrem elevados.