Prolactina
COD: SXV7772
# Descrição do produto
O que é Prolactina?
A prolactina é um hormônio que estimula o desenvolvimento da mama e a produção de leite pela mulher. Seu aumento é esperado nos períodos de gravidez e de amamentação.
Ela também é importante para o sexo, tanto em homens quanto em mulheres, e valores baixos podem causar redução do desejo sexual.
Algumas doenças e medicamentos podem aumentar a prolactina. O resultado pode ser influenciado pelo estresse, estimulação das mamas e exercício físico.
Como me preparar para o exame?
É importante informar a data da última menstruação quando realizar o exame. Evitar Qualquer tipo de estímulo nas mamas 24 horas que antecedem o exame, pois podem produzir resultados falsamente aumentados. Recomenda-se repouso de pelo menos 30 minutos antes da coleta, principalmente se fez atividade física anteriormente.
Como esse exame é feito?
Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado, para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises. Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha, porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo, que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.
Por que fazer esse exame?
A dosagem de prolactina é feita na investigação da infertilidade, tanto masculina quanto feminina. Em mulheres que apresentam parada da menstruação, não estando grávidas ou em menopausa, a prolactina alta pode ser uma das causas do problema. Em grávidas, esse exame é feito para avaliar se pode haver produção inadequada de leite.
Quais são os possíveis resultados?
Em homens, os resultados entre 3,46 e 19,40 ng/ml estão dentro da faixa normal. Valores baixos raramente estão relacionados a alguma doença. Valores altos, por outro lado, podem diminuir a produção de testosterona, causando menor desejo sexual, impotência e infertilidade, além de estimular o crescimento de mamas. Em mulheres, resultados entre 5,18 ng/ml e 26,53 ng/ml estão dentro da faixa normal. Valores baixos podem fazer com que a mulher não produza leite para amamentação. Valores altos, por sua vez, podem causar problemas como infertilidade, alteração da menstruação e produção excessiva de leite. Resultados alterados devem ser acompanhados por um médico.