Magnésio
COD: QAA1507
O magnésio está presente nos nossos ossos, dentro das células e no sangue. Ele participa de reações químicas que fornecem energia para o corpo, principalmente nos músculos e no sistema nervoso
# Descrição do produto
O que é Magnésio?
O magnésio está presente nos nossos ossos, dentro das células e no sangue. Ele participa de reações químicas que fornecem energia para o corpo, principalmente nos músculos e no sistema nervoso. Suas principais fontes são alimentos como amendoim, castanhas e espinafre.
Como esse exame é feito?
Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado, para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises. Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha, porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo, que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.
Por que fazer esse exame?
O consumo frequente de álcool é uma das principais causas de diminuição do nível sanguíneo de magnésio. Sendo assim, pessoas que têm esse hábito de bebida devem fazer o exame para investigar se há deficiência de magnésio.
Quais são os possíveis resultados?
Resultados menores que 1,7 mg/dL são considerados baixos. Eles podem ser causados por uma alimentação pobre em magnésio, por doenças intestinais, doenças renais e diabetes. Os valores entre 1,6 mg/dL e 2,3 mg/dL estão dentro da faixa normal. Resultados maior que 2,3 mg/dL são altos. Podem acontecer por doenças renais, doenças da tireoide, desidratação ou pelo uso de remédios que contêm magnésio. Sintomas de magnésio alto incluem tonteira, suor frio, escurecimento da vista, fraqueza muscular e dificuldade para respirar. Tanto os resultados altos quanto baixos precisam de acompanhamento médico