PTH – Paratormônio
COD: CEW5277
O PTH é um hormônio produzido na glândula paratireóide. Ele ajuda a controlar a quantidade de cálcio e de fósforo no corpo. Quando o cálcio no sangue diminui, o PTH tira o cálcio dos ossos e coloca no sangue
# Descrição do produto
O que é PTH – Paratormônio?
O PTH é um hormônio produzido na glândula paratireóide. Ele ajuda a controlar a quantidade de cálcio e de fósforo no corpo. Quando o cálcio no sangue diminui, o PTH tira o cálcio dos ossos e coloca no sangue. Quando a quantidade de fósforo no sangue aumenta, o PTH faz com que mais fósforo seja eliminado na urina.
Como esse exame é feito?
Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado, para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises. Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha, porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo, que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.
Por que fazer esse exame?
Em mulheres após a menopausa, geralmente a partir dos 45 anos, acontecem naturalmente algumas alterações hormonais. Isso pode levar a uma queda do nível sanguíneo de cálcio. Essa queda promove um aumento do PTH, que pode ser detectado nesse exame.
Quais são os possíveis resultados?
Resultados que 14.00 pg/ml são considerados baixos. A baixa produção desse hormônio pode acontecer em pessoas com pouca quantidade de magnésio no sangue, em pessoas que já fizeram cirurgia nas paratireóides, ou em pessoas que fizeram radioterapia para doença da tireóide. O PTH baixo leva à diminuição do cálcio e aumento do fósforo no sangue, causando sintomas como cãibras e contraturas musculares, formigamento e até convulsões. Os valores entre 14.00 pg/ml e 72.00 pg/ml estão dentro da faixa normal. Resultados maiores que 72.00 pg/ml são altos. O aumento da produção desse hormônio pode acontecer por uma doença das glândulas paratireoides. O PTH alto leva ao aumento do cálcio e diminuição do fósforo no sangue, e deixa os ossos mais frágeis. Os principais sintomas são fraqueza e dor muscular, dor nas articulações, prisão de ventre e confusão mental. Tanto os valores altos quanto baixos precisam de acompanhamento médico.