TTPA - Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada
COD: DMW2682
O exame TTPA avalia a coagulação sanguínea.
# Descrição do produto
O que é Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada?
O exame TTPA avalia a coagulação sanguínea. Quando há um foco de sangramento no corpo, os fatores de coagulação vão até lá e formam um coágulo que impede que aquele local volte a sangrar. Logo, a coagulação sanguínea é responsável por evitar novos sangramentos.
Como me preparar para o exame?
Informe no momento da coleta os medicamentos de que você faz uso, pois alguns remédios podem interferir no resultado do exame. Não é aconselhado ingerir bebida alcóolica ou fumar no dia anterior ao exame.
Como esse exame é feito?
Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado, para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises. Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha, porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo, que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.
Por que fazer esse exame?
Os fatores de coagulação são produzidos no fígado. Logo, esse exame é indicado em pessoas com maior risco de ter função do fígado prejudicada, como aqueles com hepatite B e C ou que consomem grande quantidade de bebidas alcóolicas. Além disso, o PTT pode ser dosado antes de procedimentos cirúrgicos para avaliar os riscos de sangramento.
Quais são os possíveis resultados?
Resultados menores que menores que 21.00 são considerados baixos, mas raramente indicam alguma doença. Resultados entre 21.00 e 32.00 são considerados normais. Resultados maiores que 32.00 são considerados altos e indicam que há uma deficiência na coagulação. As causas mais comuns de TTPA aumentado são uso de heparina não fracionada e algumas doenças hereditárias como a hemofilia. É importante o acompanhamento médico.